sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Neve em Vila Franca das Naves.....Lindo!!!

A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.




Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras.





Os judeus admiram mais o espírito do que o corpo. A escolher entre os dois, eu também colocaria em primeiro lugar a inteligência.





A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana.





Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras.





A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.





Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter.

Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo


Todas as homenagens são deliciosas para um artista, e duplamente doces quando é a juventude que as faz. As folhas de louro morrem quando são apanhadas por mãos idosas. Só a juventude tem o direito de coroar um artista. Esse é o verdadeiro privilégio da juventude, se a juventude o merecer.



Pensei que somente a inocência – a primeira ou a conquistada – se reveste realmente de imortalidade. Que outra coisa poderia ser eterna? Porque é ela a beleza interior e, quanto à beleza exterior – aos penteados, aos lenços, aos bigodes… – estamos conversados: pó…



Não é possível a elegância se por trás de umas formas belas não existir um comportamento moral que enalteça e as integre.




O objectivo adequado da imaginação é proporcionar beleza ao mundo… lançar sobre um simples dia de trabalho um véu de beleza e fazê-lo tremer coma a nossa alegria estética.






Porque há lugares, meu Deus, que têm de ser mantidos.



E é preciso que tudo isto continue,



Quando já não for como agora,



Mas melhor.



É preciso que a vida do campo continue.



E a vinha e o trigo e a ceifa e a vindima.



(...)





A Aldeia é este sossego feito de silêncio e casas pequenas, de bosques e rebanhos.



Esta paz que pode servir para preparar algum combate.



Na Aldeia há palavras difíceis.



A Aldeia não está na moda.




Pensamentos


Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter


É triste viver sem grandeza. É como estar longe de nós mesmos. É ver apenas as sombras do mundo e da vida. É, de algum modo, não viver…



Está mais construído do que eu aquele que nunca sonhou coisas longe, mas sabe ser grande no pequeno dever de todos os dias, naquilo que está ao alcance da mão.


E vim a descobrir que é belo um homem estar com plenitude no seu lugar, como a peça de relógio que realiza bem a sua função e permite assim que o conjunto funcione. Que essa é, sem dúvida, uma forma de ir longe e colaborar e construir o mundo
Uma vida é uma obra de arte. Não há poema mais belo que viver em plenitude.



Para fazer uma obra de arte não basta ter talento; não basta ter força; é preciso também viver um grande amor.



Viver é difícil. É preciso resistir. E é preciso, também, ter luz e força: saber o que fazer e ser capaz de o fazer. E nós, que às vezes nos juntamos e falamos das fraquezas dos outros, temos estado também em situações que nos pediam algo de valentia, dignidade, coerência com o que pensamos. E nem sempre fomos capaz de fazer o que devíamos ter feito

Quem procura governar os homens não o deve fazer desejando um bem para si mesmo. Seria talvez capaz de se tornar fascinante, mas faltar-lhe-ia autenticidade. Não passaria de uma mentira muito bem enfeitada. Seria como o tambor: capaz de muito ruído, talvez harmonioso, mas oco. A ausência de solidez – de verdade – não lhe permitiria chegar ao fundo nem permanecer no tempo.


Um homem deve procurar governar os outros homens quando o coração lhe pede que se entregue; quando estala com dores que não são suas; quando descobriu a beleza que existe em fazer da vida um serviço.