sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O antes e o agora



DIFERENCAS
O lema de Salazar era: Manda quem pode, obedece quem deve. Não concordo de todo com as palavras do velho ditador, mas acredito que um pouco mais de autoridade faz falta em várias situações.
Há muitas diferenças no comportamento das pessoas, sobretudo nos jovens, mas as diferenças que não querem dizer má educação. Deixou-se o ‘SENHOR’ o ‘VOSSEMECÊ’ e passou-se ao ‘TU’, a diferença nas palavras é notória, mas o que importa é a forma como é dita, não propriamente a que é utilizada.
Acabou o gesto do beija-mão, que era feito quando se pedia a bênção aos padrinhos. Hoje manda-se uma msg.de telemóvel e fica toda a gente alegre e contente com a lembrança. Quebram-se regras, hábitos e ate assim nos queixamos. Queixamo-nos, porque não temos tempo e nós até andamos de carro, hoje faz-se uma viagem em 30 minutos o que á uns anos levava um dia, e as pessoas na altura tinham tempo para tudo. Fazemos o almoço e só utilizamos um fósforo e antigamente, primeiro ia-se á lenha, depois fazia-se o almoço numa panela de ferro ao lume.Hoje os jovens têm livro, caderno, lápis e caneta, lá longe na lembrança encontramos a lousa e o giz. Veja-se as diferenças.

Sem comentários: