segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gente da minha terra...PÓVOA DO CONCELHO

Comendador António Andrade Mendes de Póvoa do Concelho agraciado pelo Presidente da República

Dia 10 de Junho de 2012

António Andrade Mendes, natural de Póvoa do Concelho, empresário de sucesso em Belo Horizonte (Brasil) e dirigente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira /Casa de Portugal de Belo Horizonte, foi agraciado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Mérito no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 10 de Junho deste ano.
A distinção reconhece nesta personalidade, que se cumpriu longe da sua terra, as suas qualidades de empreendedor, empresário, humanas, de solidariedade, portuguesismo e de iniciativa que tem desenvolvido no estado de Minas Gerais.
António Andrade Mendes é natural de Póvoa do Concelho onde nasceu a 4 de Janeiro de 1944. Formou-se em Direito, é Advogado de formação, vice-presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB), de que foi presidente até há cerca de três anos, instituição que assinala o seu primeiro centenário em 2012 e que é actualmente presida pelo seu filho, Leonardo Andrade Mendes, também advogado.
Em busca do “sonho brasileiro” rumou a Terras de Vera Cruz em 1962. Tinha então 18 anos de idade e aproximava-se o serviço militar obrigatório e, daí, o quase certo rumo a África e à Guerra Colonial que tinha estalado. Foi para Minas Gerais onde se fixou, em Belo Horizonte.
António Andrade Mendes não esconde que, de inicio, os tempos foram difíceis mas que a vontade de singrar naquelas paragens, longe da terra, da família e dos amigos, lhe alimentou “a determinação de vencer, determinação e força criativa“, confessa.
Começou por ser empregado em “secos e molhados”, isto é, comércio geral de mercearia mas cedo enveredou pela área da construção civil, tendo construído empresa própria e edificado alguns dos mais emblemáticos edifícios de Belo Horizonte, a terceira cidade em população do Brasil.
A construção civil e a exploração de postos de combustível constituem a sua principal actividade profissional que o tem levado ao sucesso empresarial que conseguiu, segundo afirma “com sacrifício mas também com a preciosa ajuda da família”.
António Andrade Mendes confessa ter saudades da terra natal - Póvoa do Concelho, perto de Trancoso: “ daquela terra tenho recordações distantes mas sempre presentes, está na minha mente e na minha saudade e sempre que posso vou matar saudades com parentes e amigos. Apesar de longe, nunca deixei de me afirmar português, natural de Povoa do Concelho e de Trancoso, meu concelho”.
Filho de gente simples e honesta, foi no seio familiar que se moldou e adquiriu as qualidades que o levaram a construir em Belo Horizonte uma obra vasta que se traduz já num valioso património empresarial, sempre congregando à sua volta portugueses e portuguesas residentes naquela capital brasileira, alguns dos quais nascidos em Trancoso e seu concelho.
Em recente visita realizada a Trancoso, onde se avistou com o Presidente do Município, Júlio Sarmento, e com o Vice-presidente da Câmara, António Oliveira, o Juiz Desembargador em Belo Horizonte, António Armando dos Anjos, também natural de Povoa de Concelho enaltecia as “qualidades de honestidade, determinação, tabalho e solidariedade e também do portuguesismo de António Andrade Mendes” em terras brasileiras.
A mesma opinião foi manifestada pelo Promotor de Justiça Titular junto das Varas Empresariais de Belo Horizonte, Marco António Borges, que acompanhou aquele magistrado e que desempenha funções de vice-Presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte.
O agora Comendador da Ordem de Mérito esta certo na continuação da sua obra através dos filhos Leandro, engenheiro, Leonardo, advogado professor universitário e presidente do CCLB e Leane, a cursar direito.
Este Centro tem desenvolvido um trabalho que na sua opinião tem impacto na união da Comunidade Lusa e de luso-descendentes numa acção sobretudo na área cultural destacando a Biblioteca Nunes Figueiredo, coordenado pela Directoria Cultural e que representa a homenagem ao primeiro presidente da instituição criada em 1912 por iniciativa de famílias portuguesas que chegaram a Belo Horizonte. O acervo desta Biblioteca é de realçar sobretudo no relativo à Literatura Portuguesa e Brasileira, com livros raros em todo o Brasil, além de jornais e revistas portuguesas, enciclopédias, estudos, condecorações, objectos portugueses de referência e distinções atribuídas ao Centro e a personalidades que o integraram.
O Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte integra o Grupo Folclórico Gil Vicente “criado para levar aos palcos, aos lugares públicos e onde for possível a cultura portuguesa, mas também a jovialidade dos jovens que integram o grupo”, diz António Andrade Mendes
Além disso, a “Tribuna Lusitana” é o jornal do CCLB que, de alguma forma, pretende “retratar a vitalidade do Centro, unir a Comunidade Luso-Brasileira, elucidar sobre a temática da Língua Portuguesa e divulgar um pouco da cultura lusa”.
Porém a presença de Portugal e da Comunidade Portuguesa em Belo Horizonte, é destacada por António Andrade Mendes com a inauguração, há cerca de seis anos, no tempo do Prefeito de BH, Fernando Pimentel, da Praça Luís de Camões onde se encontra um busto do poeta e ainda do Largo de Portugal em que foi instalada uma lápide alusiva e toponímica.
O Centro da Comunidade Luso-Brasileira, CCLB, de Belo Horizonte foi criado, como instituição com fins não-lucrativos, em 1912, com o objectivo principal de promover o convívio entre portugueses e luso-brasileiros e a preservação dos valores e tradições culturais lusitanas. Procura, simultaneamente, difundir essas tradições no Brasil buscando a participação de cidadãos brasileiros e, assim, reforçar os tradicionais laços de amizade entre Portugal e o Brasil.
António Andrade Mendes diz-se surpreendido com a condecoração da Ordem de Mérito e remata: É uma distinção que me foi concedida mas representa muito mais, vai mais além do que a minha pessoa. É extensiva a todos os portugueses e luso-descendentes que de forma empenhada cumprem Portugal longe, em terras do Brasil, onde fomos os primeiros a chegar e só depois vieram espanhóis, franceses, holandeses, ingleses e tantos outros. Somos gente laboriosa, com tenacidade, somos um Portugal sem fim”.
Artigo da Camara Municipal de Trancoso

Sem comentários: