domingo, 28 de abril de 2013

Exposição: "Trancoso visto por elas"


Trancoso…Cidade de sonhos, encantos e utopias….

 

Viagens por tempos já passados, transportam-nos a uma grandeza imaginária, que se foi perdendo no tempo. Lendas, histórias e património, são um pouco do muito, mas que se foram diluindo numa realidade atual e presente.

“O sonho comanda a vida”, comanda os homens, os visionários.

Trancoso…perdido no encanto Beirão, o património fala da sua grandeza. Os casamentos, os personagens, as batalhas e tudo que nos alimenta o imaginário, dilui-se.

O tempo do canto prometido perdeu-se, por entre ruinas de ideias básicas e desajustadas, de mãos dadas com telhas a cair de edifícios lendários nesta terra tão nossa.

Trancoso…Óh Trancoso, onde se perdeu o teu sonho? Algures no clientelismo, no voto fácil, no sonho prometido…(…)

Assim parado no tempo, não deste voz aos guerreiros de outrora, não vences-te batalhas, não sonhas-te sequer andar…estagnas-te…feriste ilusões…não encontras-te a transversal que te leva a autoestrada da atualidade.

Trancoso…quero-te forte e imponente, tal como as muralhas que te revestem. Pronto para grandes batalhas, porque só contigo o futuro será risonho. Precisas de sangue novo a circular pelas entranhas, ideias visionárias para poderes reluzir ao longe e o teu brilho ter mais encanto…Aquele brilho que atrai, que chama, que consegue impulsionar e convencer até os mais resistentes.

Trancoso tu tens tudo. Tens passado, tens história, tens um clima maravilhoso, tens pessoas de singularidade única, sabes acolher, sabes dar e repartir.

A capacidade de resiliência é virtude dos fortes, tu és assim Trancoso.

Valoriza os artistas, deixa os sonhadores vencerem, os empreendedores apostarem. Acredita e acolhe a juventude. Aposta na terra, semeia esperança nos agricultores. Desenvolve parcerias claras que deia fruto. Aposta no real, mantém a janela aberta para ideias lúcidas e claras. Abandona estratégias e projetos megalómanas e dúbios e deixa os canteiros florirem.

Trancoso…alimenta-te de ideais, transporta-nos para correntes de ilusão. Move montanhas, solta amarras e edifica-te nos alicerces sólidos da tua história.

És Trancoso…Terra de guerreiros…És alma e temperamento…És cereal…És fermento.

És frio, belo, um robusto apreciado, mais que um quadro a óleo pintado, és perfeito o inverso do não sonhado.

 Ousa sonhar Trancoso…                              

Sem comentários: