terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vivendo na Esperança...na Fazenda da Esperança

 
Ontem dia 20 de janeiro de 2013....um dia importante para o Jorge. Uma vitória sua e de quem o acompanhou durante um ano. Este texto também é para ti Jorge, porque a Fazenda da Esperança de Portugal é uma obra com valor e que eu abracei com todo o meu carinho....
Um dia de cada vez, vivendo na Esperança…..na Fazenda da Esperança.
A esperança é um mecanismo que fomenta o sonho e mantém o ser humano na luta pela vida. A esperança não é contra a realidade, mas sim contra o cinismo e o desespero. O ser humano sempre teve esperança quando não havia saída, viveu o impossível, e conseguiu construir com muito poucos recursos para tal.
O livro de Provérbios, na Bíblia, declara que “o coração alegre é bom remédio”. Este conhecimento tão antigo tem sido reconfirmado nesta era moderna. Por exemplo, descobriu-se, após a II Guerra Mundial, que prisioneiros americanos convictos de que sobreviveriam e que mantiveram a mente e o espírito concentrados na sua vida futura, sobreviveram com muito menos sequelas do que aqueles que achavam que jamais voltariam para casa
Para nós, ter esperança é algo tão natural como o fato de que sementes brotam e o sol nasce todos os dias, e talvez justamente por isso tenhamos esperança.
Parece que a esperança assina seu nome na terra, no céu, no mar e em tudo o que tem vida. Mas, por mais natural e vital que a esperança seja, podemos perdê-la, e no caso de muitos de nós ela simplesmente se cansa à medida que nós nos cansamos de viver.
Fazenda da Esperança, é exatamente o sito onde a Esperança vive, onde os sonhos reaparecem e as ilusões se fortalecem. A Espiritualidade reina em perfeita união com um lugar mágico e único.
"Um lugar preparado por Deus"
Um dos fundadores do projeto, criado em 1983, Frei Hans Stapel, elogia a aldeia Maçal do Chão, onde está localizada a fazenda. “Para mim é muito interessante, porque é uma região onde não tem tanta juventude. No sul do país tem outros atracões”, explica.
“Aqui é um lugar preparado por Deus para aqueles que se querem recuperar de verdade”, sublinha Frei Hans Stapel.
Na verdade Deus, é sem dúvida o ponto de referência para uma recuperação física e Espiritual. A Oração, é companhia de todos quantos habitam em comunhão fraterna nesta casa do Maçal do Chão. Os habitantes são testemunhos vivos, de que vale a pena acreditar, que a Esperança se constrói, e que nem sempre o fundo é o fim. É sem dúvida, um princípio de algo novo, pois o descobrir Deus no dia-a-dia traz alívio Espiritual e paz interior.
Tenho o privilégio de conhecer esta obra magnífica, de conhecer os seus habitantes e suas histórias de vida. São seres iguais a tantos outros que conhecemos, com fraquezas e virtudes, mas com uma singularidade única. O facto de assumirem os vícios que os consomem, engrandece a sua personalidade, pois a humildade é virtude dos grandes, porque só esses têm coragem.
No fim do ano, recebemos a visita destes jovens. Estiveram na Celebração Eucarística de 29 de dezembro, onde ouvimos dois testemunhos de vida. Tivemos ainda o privilégio de partilhar com eles momentos de Oração no dia do Sagrado Lausperene. "Lausperene" é uma palavra vinda do latim que tem como significado louvor eterno.
Este é dos dias que marca mais uma pessoa, não só pela convivência, mas também pelo encontro com Deus, no qual esquecemos os problemas do exterior e não abdicamos duma entrega pessoal. O silêncio é a forma Ideal de nos encontrarmos com Ele. Obrigado pela Oração partilhada, e pela presença.
“Neste momento temos 6 recuperantes e dois responsáveis! O José Lino foi o primeiro jovem em Portugal a terminar o ano e outros três jovens não terminaram o ano, mas recuperaram as suas vidas, um refez a sua vida familiar, outro recomeçou os estudos e outro deixou os vícios e integrou-se novamente na sua família.” Palavras de um obreiro assíduo, Pe. Carlos.
Acredito que o bem pessoal se constrói a partir do bem comum, por isso a minha especial simpatia por esta causa, por estes jovens outrora desprotegidos, entregues e abandonados em labirintos nesta selva da vida. Hoje o sol começa a nascer para eles, a esperança renasce e a Fé aumenta. O mundo perigoso ficou para traz e experimentam descobrir e viver uma vida nova, no aconchego da Fazenda. O apoio incondicional dos pilares alicerçados na Fé, tem dado resultados, pois os jovens que têm saído após a conclusão de um ano de permanência, têm conseguido integrar-se na sociedade, e com afinco agarrar projetos futuros.
Tal como simboliza a Cruz deitada, que encontramos na parede da Capela, assim revemos a existência o ser humano. Frágil, debilitado, tombada física e Espiritualmente, mas com a Fé em Deus, a ajuda dos companheiros e a Esperança de uma vida melhor, consegue deixar a Horizontalidade e segue na Vertical.
Que a verticalidade dessa Cruz na nossa vida se mantenha carregada de Esperança, e que as quedas sejam seguidas de rápidas e saudáveis recuperações.
Comigo até um destes dias.
Maria Clara Correia
 

Sem comentários: