domingo, 7 de julho de 2013

Festa da visitação em dia de encerramento do mês de maio no Pôvo


Como de costume decorreu no passado domingo dia 26, a procissão de encerramento do Mês de Maio no Povo. Este ano coincidiu com a festa da visitação de Nossa Senhora a Sua prima Isabel. A festa da visitação, encerrando o mês de maio, traz uma mensagem simples e atual. Após aceitar seu compromisso de servidora de Deus e mãe do messias, ela põe-se a caminho para casa de sua parenta Isabel. E Lucas ressalta: “apressadamente”. Trata-se da mesma atitude dos pastores, que também saem “apressadamente” para ver Jesus em Belém.

Esta expressão poderia soar tão normal, pois hoje tudo se faz com pressa. O tempo tornou-se tão rápido, que a gente não consegue contemplar os fatos com calma. Ontem foi lua cheia, e ninguém viu. Parece estranho alguém se deter em silêncio para sentir a luz prateada da lua, ou provar os belos tons do entardecer, ou mesmo guardar na memória o sorriso de outra pessoa.

Maria sai em busca de Isabel, para partilhar a sua alegria. A pressa não expressa stresse, mas sim um desejo enorme, a convicção, a generosidade. Do encontro, brota alegria. O Espírito Santo circula naquela pequena comunidade de mulheres grávidas. E por fim, Maria expressa a sua gratidão a Deus: “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome”.

Que a festa de visitação suscite em nós o desejo de ir ao encontro dos outros, com pressa e sem stresse. À luz desse encontro, cultivemos relações de qualidade. Que ela também renove a alegria e o senso de gratidão ao Deus que em nós também faz maravilhas.

Os pequenos e simbólicos gestos ou tradições, são valorizados por quem sem pressas procura paz em dias de temporal. A tradição da quermesse manteve-se, foi um dia cheio de emoção contido por todos quantos de corpo e alma tentam manter as suas origens vivas numa terra que é de todos.

Nossa Senhora em andor carinhosamente adornado, percorreu as ruas do Povo com bandeiras e estandartes depois da Celebração Eucarística, que se realizou no largo. A magia singular do que é nosso, engrandeceu o acontecimento com pétalas de flores e fitas, que com amor foram arranjadas para dar mais brilho e encanto a um dia especial.

Sem comentários: