domingo, 7 de julho de 2013

Jornada Arciprestal da Fé



“Nós somos as pedras vivas, do templo do Senhor”, para comprovar esta frase de um belo cântico, a jornada Arciprestal da Fé, foi não só, um reconhecer que somos pedras que edificam a Igreja, mas também que constituímos e fazemos parte de um povo vivo e empenhado em manter a Igreja viva e em movimento, dando testemunho de Cristo, nossa força inspiradora. Neste ano da Fé, que queremos viver e guardar no nosso coração, semeamos sementes de esperança, vemos brotar a alegria, e contemplamos em união, uma fé única.
Jornada quer dizer isso mesmo, tempo ativo em que todos envolvidos comungamos um único espirito. Uma participação de todo o Arciprestado, numa dedicação de amor imenso a um Cristo Ressuscitado, que pela sua morte na cruz deu a vida por nós. A sua ressurreição é prova que nem sempre o fim é a meta, mas pode muito bem ser o princípio de uma vida nova, cheia de coisas maravilhosas.
Sendo essa força inspiradora denominada Fé, o querer, o acreditar, é mais que evidente que o resultado final é positivo. Foram muitos os adolescentes do nosso Arciprestado, que receberam o Crisma através da descida do Espírito Santo tal como no dia de Pentecostes. A eles foi pedido que continuem a ser testemunhas do amor e da presença de Jesus Ressuscitado no mundo. As palavras de incentivo do Sr. Bispo Dom Manuel da Rocha Felício, foram acolhidas com humildade e veneração nesta etapa da vida deles.
Para provar que a Fé está viva e resiste às adversidades da vida, presenciámos um momento de inspiração única, representado pelo Grupo de Jovens GJSet, uma belíssima encenação do símbolo do Ano da Fé.
Igreja é vida, é alegria, é participação, e a participar estiveram também pessoas que vindas de todas as Paróquias e Anexas se fizeram representar pelas suas insígnias e bandeiras, dando um particular colorido à Celebração. A moldura humana que enchia por completo o pavilhão multiusos, veio Celebrar com todos, não só o Ano da Fé, mas também o Crisma e o Corpo de Deus.
A participar estiveram também, várias paróquias no arranjo e embelezamento das ruas da Cidade de Trancoso. Uma passadeira com flores foi trabalhada desde o Pavilhão Multiusos até à Igreja de santa Maria. O trabalho manual feito com pétalas de rosas e outras flores davam um colorido especial aos símbolos ligados a Igreja. Os bombeiros quiseram também associar-se, contribuindo assim, para o embelezamento de alguns pontos, onde passaria a procissão do Corpo de Deus, no final da qual foi dada a Bênção do Santíssimo a todo o Povo do Arciprestado reunido no largo da Igreja de Santa Maria.
Jornada Arciprestal, testemunho de Fé e Esperança numa vida nova, num Deus único, numa Igreja viva e em movimento. Acolhedora e de braços abertos, para com os mais desprotegidos e desamparados.
Acreditamos que a Igreja de Cristo está sob o sopro do Espírito Santo, faz uma opção pela ênfase ministerial em sua estrutura, na qual os dons, ministérios e frutos do Espírito Santo movimentam-se, dão colorido, são notas musicais que embalam as angústias da vida.
 No Ano da Fé, este encontro Arciprestal, que reuniu centenas de pessoas em prol de um evento Religioso. O Crisma de dezenas de jovens, muitos deles das nossas Paroquias, e o Corpo de Deus foi a junção perfeita para viver com alegria o Ano da Fé.
 

 

Sem comentários: