quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Póvoa do Concelho- Festa de Natal

O Natal de Jesus Cristo, conforme o relato dos evangelistas São Mateus e São Lucas, é rico de fatos extraordinários, mas que facilmente foram visibilizados na arte e que, com imensa criatividade ao longo dos séculos, formam um rico patrimônio da humanidade em pinturas, esculturas, vitrais, música, teatro, cinema... Ao redor do fato central do nascimento de jesus, os relatos bíblicos apresentam-nos: a anunciação a Maria, a visita de Maria a sua prima Isabel, o nascimento de Jesus numa gruta em Belém, a presença da estrela, a adoração dos pastores e dos sábios do oriente, a apresentação de Jesus no Templo, a perseguição de Herodes e a fuga para o Egito...
Factos que, facilmente transportamos da História, para o nosso presente. É com grande carinho que as crianças da Catequese da nossa paróquia recriam de forma simbólica, mas não menos importante estes acontecimentos. As músicas alusivas, a boa disposição, a entrega, a partilha, fizeram mais uma vez esta festa acontecer.
Ouve surpresas muito agradáveis, pois o grupo dos” Maduros” teve a sua primeira atuação e logo com três temas musicais. A marcha da Póvoa é sem dúvida a mais simbólica, pois á nossa  Aldeia se refere com muito carinho.
Tivemos duetos improváveis, mas com um profissionalismo e entrega admiráveis. As duas Milas cantaram a rabola da Rica e da Pobre. Sublime!
Como não vivemos arredados das novidades televisivas, tivemos também um dos participantes do Fator X, (Pe. Celso) o Artista reavivou-nos a memória com o fado do Emboçado, mas no final descobrimos, que o embuçado não era  El Rei de Portugal, mas sim a Srº Dona Mila. Sempre surpreendente!
A participação das mães e do grupo coral, é também uma prova de que, esta festa está a criar raízes e a solidificar-se, pois a garra e vontade com que participam e colaboram mostra isso mesmo. A concertina do João Paulo, as desgarradas, o bailarico e o lanche recheado, remataram com chave de ouro uma tarde Dourada pela Fé.
Por fim, dizer que as nossas crianças e jovens são maravilhosos. Participaram e encantaram. A poesia, as canções e peças representadas por eles deixaram os expectadores muito felizes. Parabéns pelo esforço, empenho e dedicação, pois sem vocês nada disto teria sido possível.
Agradecer aínda a um filho da terra que disponibilizou o som, pois sem ele a festa não teria sido a mesma. Obrigado Rui Saraiva.
As catequistas:  Mariza, Dona Mila e Clara prometem mais novidades para o ano, até lá juntos seguimos com Cristo.
Maria Clara Correia
 

Sem comentários: